SATUO: do sonho à realidade

O Município de Oeiras e a Parques Tejo reuniram hoje com a Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, para apresentar o projeto SATUO, que se encontra num elevado grau de maturidade e pronto para lançar o procedimento de concurso público de empreitada conceção-construção.

O projeto original, cuja inauguração e entrada em funcionamento ocorreu em 2004, no primeiro e único troço construído (entre Paço de Arcos e o Oeiras Parque), foi desde o princípio um sistema de transporte amputado na sua finalidade. Por não ter sido terminado, acabaria por não cumprir com os propósitos transformadores da mobilidade no concelho, visto não servir os principais pólos geradores de tráfego sobretudo os parques empresariais Quinta da Fonte, Lagoas Park e Taguspark.

Este projeto foi sempre um símbolo daquilo que Oeiras representa: inovação e resiliência, onde se desafiam os limites do possível para criar um concelho próspero, onde a mobilidade social não seja um mito, mas sim uma realidade. Assim, Oeiras continua a inovar e a ser resiliente, relançando o novo SATUO. Agora, apresenta-se como um transporte 100% sustentável, numa solução em BRT (bus rapid transit).

Previsto estar concluído em 2028, este projeto é estrutural não só para o concelho de Oeiras, mas também para os cidadãos dos municípios vizinhos, que terão um acesso mais fácil e sustentável aos importantes parques empresariais de Oeiras.

Temos uma estratégia de mobilidade concebida de modo a promover a qualidade de vida de todos os que vivem, estudam ou trabalham em Oeiras. Porque, no final, a mobilidade urbana apenas é uma realidade quando é capaz de servir as necessidades do cidadão.

Oeiras continua a inovar, junta-te a nós!

Juntos movemos Oeiras!

Partilhe este artigo!