Introdução
Ao longo dos próximos anos, será implementada a estratégia do Município de Oeiras de construir catorze novos parques de estacionamento, sendo a Parques Tejo uma das entidades executoras desse objetivo.
Aqui pode acompanhar as várias obras que temos em curso para criar um concelho com mais e melhor estacionamento, proporcionando uma mobilidade mais eficiente e um renovado conforto para todos os que aqui vivem e trabalham.
Turquesa – BREVEMENTE
O estacionamento no Dafundo, na zona de Algés, foi adaptado para oferecer uma solução mais eficiente e mais acessível.
O objetivo desde espaço é aumentar a rotatividade, melhorar o acesso e disponibilizar vagas para os utilizadores de forma mais fácil.
O estacionamento contará com a avença mensal com desconto, e proporcionar uma opção mais económica para quem frequenta a área regularmente.
O sistema de barreira magnética e o previsto sistema de ticketless, facilitará a entrada e saída de forma rápida e eficiente.
A segurança será garantida por vídeo vigilância, proporcionando tranquilidade tanto para os veículos como para os utilizadores.
Este estacionamento atenderá a uma zona com grande fluxo de pessoas, pretendendo oferecer uma alternativa prática e segura.
Tercena – BREVEVEMENTE
O estacionamento gratuito de Tercena será uma excelente opção para quem procura um espaço urbano bem estruturado.
Com 130 lugares, estará estrategicamente localizado para oferecer conveniência e fácil acesso a todos.
O espaço será organizado e otimizado para o estacionamento, com grelhas de drenagem eficientes, garantindo o correto escoamento das águas pluviais e a manutenção da qualidade do ambiente.
A vigilância constante irá proporcionar a segurança necessária tanto para os veículos como para os utilizadores do espaço.
Este estacionamento será uma opção prática, segura e bem equipada para quem frequenta a zona de Tercena, oferecendo conforto e facilidade de acesso e sem custos adicionais.
Alto da Montanha – BREVEMENTE
O projeto de adaptação do estacionamento no Alto da Montanha em Carnaxide tem como objetivo criar 74 lugares, respondendo às necessidades de estacionamento da área.
A intenção é melhorar o espaço urbano, proporcionando maior conveniência aos moradores e oferecendo um local mais organizado e funcional.
O projeto inclui a instalação de um sistema de vídeo vigilância para garantir maior segurança, bem como as melhorias nas infraestruturas envolventes.
Zona Industrial de Carnaxide
A Parques Tejo está a iniciar uma obra de requalificação da zona envolvente à Rua da Fraternidade (junto à Avenida do Forte), com um investimento de 180 mil euros, que irá passar pela requalificação dos pavimentos, com o intuito de melhorar as condições de circulação automóvel e pedonal, bem como o estacionamento, numa zona marcada por uma intensa circulação de veículos pesados. Também as acessibilidades pedonais estão consideradas no projeto, tanto através da requalificação dos passeios existentes, como pela introdução de pavimentos tácteis junto das passadeiras, num contributo para um espaço público mais acessível e cómodo para todos.
Com esta requalificação, será possível melhorar significativamente a qualidade do espaço público da zona, num compromisso da Parques Tejo em promover um espaço público mais acessível e funcional tanto para condutores como peões.
Parque da Misericórdia
Os serviços técnicos da Parques Tejo desenvolveram uma proposta de intervenção faseada, destinada a permitir a requalificação do espaço, e cuja primeira fase, que antecedeu a abertura do parque, em meados do mês de maio, envolveu a repavimentação e remarcação de lugares (esperando-se alcançar um potencial máximo de 370 lugares), a instalação de novos sistemas de controlo de acessos e de CCTV, e também a requalificação da portaria do parque, tanto ao nível do equipamento tecnológico como do seu arranjo exterior.
Estacionamento UDRA Algés
Os serviços técnicos da Parques Tejo desenvolveram uma proposta de intervenção destinada a minimizar o impacto da reabilitação da Ribeira de Algés na mobilidade e no estacionamento da zona. Como parte deste plano, será criado um parque de estacionamento provisório com 135 lugares, localizado entre a Ribeira de Algés e o campo de jogos do UDRA, acessível pela Rua Conde Rio Maior.
A intervenção prevê a aplicação de pavimento drenante, favorecendo a absorção das águas pluviais e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Além disso, será feita a instalação de lancis para uma melhor organização do espaço, bem como a implementação de infraestruturas para CCTV e iluminação pública, reforçando a segurança dos utilizadores. Para garantir melhores condições para os peões, será ainda construído um pavimento pedonal drenante na zona norte do terreno.
Com um investimento estimado em 185.000 €, sem incluir desaterros e modelação do terreno, esta solução permitirá manter a acessibilidade na área durante a execução das obras. A Parques Tejo, e a Câmara Municipal de Oeiras em estreita colaboração com os SIMAS de Oeiras e Amadora, reforça assim o seu compromisso com a mobilidade sustentável, procurando sempre reduzir o impacto das intervenções urbanas no dia a dia da comunidade.