OEIRAS MOVE

O que é a OEIRAS MOVE?

O presente coloca-nos vários desafios importantes na adaptação das nossas áreas urbanas ao futuro da mobilidade. É preciso fazer mais e melhor, transformar a forma como nos deslocamos e criar mais conforto para todos.

Por este motivo, desenvolvemos a Oeiras Move, um inovador ecossistema de mobilidade sustentável, voltado para a integração entre os vários serviços de transportes existentes no concelho, reforçando as dimensões de eficiência, inclusão e sustentabilidade ambiental.

Neste novo ecossistema, as soluções de mobilidade adquirem protagonismo, visto serem formas versáteis, saudáveis e ecológicas de deslocação. Deste modo, Oeiras irá receber uma rede de trotinetas e bicicletas elétricas partilhadas “dockless”, disponibilizadas em regime de cooperação com vários operadores privados do setor, e articuladas em torno de cerca de 200 “ponto.move” dispersos pelo território municipal.

Brevemente, será também lançada a rede municipal de bikesharing, a qual se irá iniciar ao longo da Ciclovia Empresarial, que liga a Estação da CP de Paço de Arcos ao TagusPark, passando pelo Centro Empresarial Quinta da Fonte e pelo Lagoas Park; numa iniciativa que será progressivamente alargada a outros pontos do concelho.

A mobilidade suave não será o único elemento das mudanças que queremos operar. Os transportes coletivos também serão integrados na estratégia de mobilidade que queremos desenvolver, implementando soluções inovadoras capazes de tornar a rede de transportes mais abrangente e acessível, seja para viagens dentro do território municipal ou passando por vários concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

E porque o futuro é digital, estamos a desenvolver uma aplicação que irá integrar informações sobre os vários serviços de mobilidade existentes no concelho, permitindo que todos possam planear as suas deslocações de forma simples, intuitiva e eficiente.

Queremos construir este futuro consigo.

Juntos movemos Oeiras!

Regras de Boa Utilização das trotinetes e bicicletas partilhadas

A disponibilização dos serviços de bicicletas e trotinetes partilhadas no concelho de Oeiras efetua-se mediante Acordos de Colaboração estabelecidos entre a empresa municipal Parques Tejo e os operadores privados responsáveis pela gestão dos veículos.

Apesar de a utilização das trotinetas e bicicletas partilhadas ser regulada pelos Termos e Condições que cada um dos operadores estabelece para os seus clientes, existe um conjunto de Regras de Boa Utilização definido para assegurar a segurança de todos os que circulam em Oeiras, e que apresentamos.

  1. Verificação de segurança

Antes de utilizar qualquer trotineta ou bicicleta elétrica, deve verificar se o equipamento se encontra nas condições adequadas para a viagem que pretende realizar, nomeadamente ao nível da pressão dos pneus, do funcionamento dos travões e do acelerador, ou da bateria do equipamento.

  1. Uso de capacete

Apesar de não ser obrigatório por Lei, o uso de capacete nas deslocações em trotinetas ou bicicletas elétricas é altamente recomendado, visto aumentar a sua segurança. Tenha em atenção, contudo, que alguns operadores destes equipamentos definem a utilização do mesmo como uma obrigação.

  1. Precauções de circulação

Ao circular numa trotineta ou bicicleta elétrica, deverá ter em atenção um conjunto de preocupações, nomeadamente:

  • Conduzir de forma atenta aos obstáculos existentes na via, ajustando a velocidade de circulação sempre que necessário;
  • Ter especial precaução em dias chuvosos, ou em vias de trânsito com maior movimento;
  • Manter-se atento durante a circulação, evitando consultar o telemóvel ou usar auscultadores.
  1. Obrigações a cumprir

Quando circular numa trotineta ou bicicleta partilhada, deverá cumprir as seguintes obrigações:

  • Respeitar os limites de velocidade e os sinais de trânsito – verticais, horizontais e semafóricos – existentes em cada via;
  • Circular nas ciclovias sempre que as mesmas existam, de forma completa ou parcial, no percurso da viagem;
  • Estacionar as trotinetas ou bicicletas nos locais definidos para o efeito – os “ponto.move” -, os quais se encontram devidamente sinalizados.
  1. Proibições existentes

Na circulação em trotinetas ou bicicletas elétricas, é expressamente proibido:

  • Conduzir nos passeios, ou em vias em que a circulação destes equipamentos seja proibida;
  • Circular mais do que uma pessoa em cada trotineta ou bicicleta;
  • Conduzir os equipamentos quando se encontrar sob o efeito de álcool ou de outras substâncias psicotrópicas;
  • Estacionar os equipamentos em locais onde possam constituir um incómodo para os demais utilizadores da via, tais como passeios, paragens de autocarro, ou em propriedade privada.
  1. Aproveitar a viagem

Em Oeiras, queremos que se sinta confortável. Sempre que desejar, numa deslocação para o trabalho ou por lazer, opte por este meio de transporte saudável e amigo do ambiente, e aproveite tudo o que as nossas localidades têm para lhe oferecer.

Em caso de dúvida, visite os websites dos operadores de mobilidade suave:

oeiras-move