Parques Tejo dá início ao serviço Oeiras Vai e Volta

A Parques Tejo continua a inovar na criação de novos serviços de mobilidade urbana, destinados a transformar as deslocações em Oeiras.

Neste sentido, a 23 de novembro, irá iniciar-se o serviço Oeiras Vai e Volta. Uma nova forma de deslocação em espaço urbano, assente em veículos ligeiros 100% elétricos, operado de forma gratuita pela Parques Tejo, e que na sua primeira fase irá funcionar no centro histórico de Paço de Arcos.

Com circulações entre o Parque dos Navegantes, com 56 lugares de estacionamento junto à Estação da CP, e no qual vigora, até 31 de dezembro, uma tarifa especial de 40 cêntimos por hora; e a zona onde se concentram os restaurantes, este serviço constitui uma solução para todos os que pretendem frequentar o centro de Paço de Arcos, com toda a comodidade.

Neste sentido, bastará a todos os utilizadores estacionarem o seu automóvel no Parque dos Navegantes e aí embarcarem numa das viaturas do serviço, na paragem própria à entrada do Parque. A partir desse ponto, os veículos executam um percurso definido, servindo os vários restaurantes e cafés do centro de Paço de Arcos, deixando os clientes junto aos estabelecimentos aderentes.

No final das suas refeições, poderão solicitar uma viagem de retorno, contactando os restaurantes o serviço, de modo a que os veículos diligenciem a viagem de retorno, da forma mais confortável para os clientes.

Além de visar a promoção dos restaurantes e outros estabelecimentos comerciais do centro de Paço de Arcos, o serviço “Vai e Volta” promove também uma maior qualidade do espaço público, criando os incentivos para o estacionamento em parque fechado, permitindo assim retirar veículos da via pública, e libertando esse espaço para atividades de convívio e lazer.

Do mesmo modo, ao evitar que os condutores tenham de efetuar vários percursos em voltas à procura de um lugar onde estacionar, o serviço “Vai e Volta” contribui para os objetivos do Município ao nível da diminuição de emissões, numa tendência reforçada pelo facto de os veículos serem 100% elétricos.

Iniciando-se o projeto-piloto no centro histórico de Paço de Arcos, os seus resultados serão avaliados, com vista a analisar-se a implementação do serviço “Vai e Volta” noutros pontos do concelho.

A lista dos estabelecimentos aderentes ao serviço encontra-se disponível no website da Parques Tejo, a qual será continuamente atualizada.

 

Juntos movemos Oeiras!

22/11/2023

Partilhe este artigo!