Jornadas navegante – cinco anos do cartão navegante
No passado dia 02 de abril, Joana Baptista, Vereadora com os pelouros da Mobilidade e Transportes na Câmara Municipal de Oeiras, participou num painel de debate sobre o “Desafio do Transporte Coletivo em Sítio Próprio”, integrado nas Jornadas navegante.
A mesa redonda contou também com as presenças de Tiago Braga, presidente da administração do Metro do Porto; de João Marrana, presidente da administração da Metro Mondego; e de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga; tendo os participantes abordado os projetos em curso nos seus municípios, apresentando as suas potencialidades em tornar o sistema de transportes mais eficiente e sustentável.
O SATUO foi destacado enquanto marca distintiva da ambição de Oeiras na projeção do futuro da mobilidade, tendo a Vereadora Joana Baptista destacado que o conceito original, disruptivo na solução tecnológica proposta, mantém a sua atualidade. E nesse mesmo sentido, reiterou a intenção do Município de Oeiras de, até ao final do próximo mandato autárquico, concretizar em pleno o relançamento do sistema de transporte, com a ambicionada ligação ao concelho de Sintra.
A autarca de Oeiras considerou também ser prioritário conjugar as políticas de acessibilidades e transportes com os demais instrumentos de ordenamento e de urbanismo, de forma a permitir uma visão coesa dos territórios, exigindo tanto um exercício de planeamento a longo-prazo como a vontade política de produzir uma verdadeira transformação.
Esta visão foi também partilhada pelos demais oradores do painel, que sublinharam ainda a necessidade de reforçar investimentos em infraestrutura e transportes, destacando também a importância dos fundos do PRR em assegurar a execução dos projetos.
Nesse domínio, Joana Baptista destacou que a generalidade dos projetos que Oeiras está a desenvolver dependem dos recursos próprios do Município, algo apenas possível graças ao seu intenso dinamismo económico e captação de grandes investimentos.
As Jornadas navegante foram organizadas pela TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, e decorreram entre os dias 01 e 02 de abril, contando com vários painéis e apresentações relativos à temática dos transportes coletivos.
O evento destinou-se a assinalar o 5º aniversario da entrada em vigor do Passe navegante, o qual integrou todos os operadores de transporte na área Metropolitana de Lisboa. Desde então, o número de carregamentos de passes mensais registou um aumento na ordem dos 42%, com o navegante a aproximar-se, pela primeira vez, da marca de 10 milhões de carregamentos anuais.
Juntos movemos Oeiras!
03/04/2024