31 Outubro | Dia Mundial das Cidades

A 31 de outubro, assinala-se o Dia Mundial das Cidades, data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas como forma de assinalar o grande potencial de desenvolvimento das áreas urbanas, bem como sensibilizar os países para os desafios futuros que estas enfrentam.

Hoje, as áreas urbanas vivem um período de crescimento acelerado, sendo a casa de mais de metade da população mundial. Tal coloca novos desafios, entre eles a visão de uma mobilidade mais eficiente e conectada.

Em Oeiras, estamos a trilhar esse caminho, apostando numa rede de transportes coletivos em sítio próprio (TCSP). Projetos tais como a reativação do SATUO, capaz de servir os nossos parques empresariais, num percurso de 10 quilómetros a unir as linhas da CP de Cascais e de Sintra; e também a concretização do LIOS, reforçando significativamente os transportes públicos no eixo entre Algés e Carnaxide, e reforçar as suas ligações ao centro e à zona norte da cidade de Lisboa.

Transportes inovadores, essenciais para responder às necessidades dos residentes e trabalhadores do concelho, que diariamente acolhe mais de 60 mil pessoas vindas de toda a Área Metropolitana. E também aí é essencial reforçar os serviços que já existem, como a oferta da Carris Metropolitana, que cresceu 48% graças aos nossos esforços, e cuja procura já excede um milhão de passageiros por mês!

De igual forma, continuamos empenhados em disponibilizar uma ampla oferta de serviços de mobilidade suave, na vertente dockless e através da rede municipal de bikesharing. Novas formas de deslocação em espaço urbano a que os Oeirenses aderiram em massa: no espaço de um ano, foram mais de 150 mil viagens, que permitiram evitar a emissão de mais de 50 toneladas de CO2.

Mas o futuro das cidades passa também pela digitalização e conectividade dos seus sistemas de gestão, pelo que a Parques Tejo e o Município de Oeiras estão a preparar um moderno Centro de Operações, um espaço fortemente tecnológico, para o qual irá convergir todo um conjunto de dados essenciais à gestão da mobilidade urbana.

Seja com a sensorização dos lugares para pessoas com mobilidade reduzida ou para cargas e descargas, a monitorização dos fluxos de tráfego automóvel, ou uma semaforização que beneficie a circulação dos transportes públicos, passaremos a dispor de dados mais precisos, essenciais para definir estratégias de atuação mais adequadas.

De igual forma, uma cidade moderna comunica diretamente com os seus cidadãos, e por esse motivo, apresentaremos em breve novas funcionalidades da app Oeiras Move, tais como o acesso aos serviços de carregamento de veículos elétricos, de entrada nos parques fechados, ou a integração com os serviços de Táxi existentes em Oeiras.

Serviços essenciais para que os munícipes possam aceder, com todo o conforto, a uma mobilidade mais eficiente e conectada. Como queremos que o futuro seja.

Rui Rei

Presidente do Conselho de Administração da Parques Tejo

Artigo de opinião publicado no Diário de Notícias de 31.10.2024 – https://www.dn.pt/3681769415/dia-mundial-das-cidades/

31/10/2024

Partilhe este artigo!