SATUO na RTP | Um marco Importante para a mobilidade de Oeiras

No dia 24 de março, o projeto SATUO foi destacado no programa “Portugal em Direto” da RTP, apresentado pela jornalista Dina Aguiar. A reportagem contou com a participação de Rui Rei, Presidente da Parques Tejo, e Joana Baptista, Vereadora da Mobilidade da Câmara Municipal de Oeiras, figuras fundamentais que estão diretamente envolvidas na reestruturação deste importante projeto de mobilidade.

O SATUO, após mais de uma década de inatividade, é hoje um dos principais temas discutidos, e o mote desta reportagem. Como explicou Rui Rei, o projeto original foi inaugurado sem cumprir as expectativas. “Foi inaugurado antes de estar concluído. O projeto deveria ter sido finalizado pelo menos até ao Lagos Parque e, a partir daí, estender-se aos restantes polos geradores de emprego e até à linha de Sintra. A falta de conclusão levou ao encerramento indevido do projeto em 2015”.

Agora, o SATUO é pensado num sistema de Bus Rapid Transit (BRT), e utilizará autocarros elétricos que circularão por vias dedicadas. Esta mudança visa tornar o transporte mais eficiente, com uma implementação mais rápida e custos reduzidos. “O que antes parecia um sonho distante, está agora a tornar-se uma realidade urgente e necessária para a população de Oeiras e da região”, destacou Rui Rei.

Além das mudanças na modalidade de transporte, o novo sistema será integrado ao Passe Navegante, com outras mudanças. Como enfatizou Joana Baptista: “O sistema percorrerá todo o concelho de Oeiras, passando pelos três principais parques empresariais da região. Em Oeiras, temos cerca de 60 mil pessoas a trabalhar, e o sistema também vai beneficiar Sintra, chegando à linha de Sintra através de Tercena. Ou seja, embora o sistema não passe diretamente por Sintra, vai beneficiar imenso os sintrenses que trabalham em Oeiras”, afirmou a Vereadora, sublinhando a importância deste projeto para o movimento pendular crescente entre os dois concelhos.

Este projeto é de grande relevância não só para o concelho de Oeiras, que é a segunda maior economia do país, mas também para o concelho de Sintra, o segundo mais populoso. A transformação do SATUO surge, assim, como uma resposta à crescente necessidade de soluções de mobilidade eficazes entre as duas localidades, que têm um elevado fluxo de deslocações pendulares entre si. Sintra é o maior município em termos de pessoas que se deslocam diariamente para Oeiras, refletindo a dinâmica económica e populacional intensa entre ambos.

Ao longo dos últimos anos, o projeto tem sido um verdadeiro ponto de honra para a Parques Tejo. Assim, o projeto foi desenvolvido de forma a atingir um estado de maturação que torna possível a sua candidatura aos apoios comunitários.

O concelho de Oeiras está pronto para dar este passo decisivo na transformação da mobilidade urbana, e consolidar-se como um modelo de inovação e eficiência para a região.

O SATUO é assim a peça fundamental na infraestrutura de transporte do concelho, a garantia de um futuro mais eficiente e sustentável para todos os cidadãos.

26/03/2025

Juntos movemos Oeiras!

Partilhe este artigo!