
Oeiras foi porta de entrada na Europa para a maior estafeta de mobilidade sustentável do mundo
O Município de Oeiras transformou-se hoje num grande evento de sustentabilidade. Numa iniciativa histórica que decorreu este domingo, o concelho serviu de porta de entrada na Europa para a COP31 Bike Ride, a maior estafeta de bicicleta do mundo. O evento aliou com sucesso a sustentabilidade ambiental, a mobilidade suave e os valores globais defendidos pelas Nações Unidas.
A iniciativa liga simbolicamente Belém do Pará, no Brasil (sede da COP30), a Antália, na Turquia (sede da COP31). Após uma travessia pioneira do Oceano Atlântico em veleiro, os símbolos e testemunhos do evento chegaram hoje por via marítima à Marina / Porto de Recreio de Oeiras. A partir daqui, foram recolhidos por voluntários de vários países que os transportarão em bicicleta até ao destino final, na Turquia. O objetivo é claro: demonstrar na prática que é possível viajar longas distâncias sem aumentar a pegada ecológica.
O dia de hoje ficou também marcado pelo encerramento oficial do ano letivo do projeto Bike Bus, uma iniciativa da Parques Tejo que promove deslocações escolares diárias em modos suaves e seguros. Ao integrarem-se na receção à COP31 Bike Ride, as crianças de Oeiras viram a sua solução local ganhar uma dimensão global.
A manhã contou com uma programação especial dedicada aos mais novos, incluindo a entrega dos prémios Oeiras Move Escolas (OME) e um sorteio conduzido pela administração da Parques Tejo.
A cerimónia pública reuniu diversas entidades institucionais para celebrar o compromisso com o futuro do planeta. Após a chegada dos símbolos, o momento de boas-vindas contou com a intervenção da Senhora Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. Seguiram-se os discursos de António Gonçalves (Coordenador da Ecomood), Guillaume Otrage (Coordenador da COP31 Bike Ride) e de Mário Parra da Silva, Secretário-Geral da UNA Portugal (Associação para as Nações Unidas), Uque sublinhou a ligação do evento aos valores da ONU.
O Município de Oeiras aproveitou o palco global para apresentar, pela voz da Vereadora Sílvia Breu, a 3ª edição do projeto “COP Oeiras Valley”. A ronda de intervenções encerrou com as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais e de Dina Aguiar, administradora executiva da Parques Tejo, que apresentou os resultados dos projetos Oeiras Move Escolas, Bike Bus e Pedi Bus.
O ponto alto das celebrações aconteceu por volta do meio-dia, com a passagem oficial da bandeira e a partida da comitiva de bicicletas. Os participantes nacionais e internacionais encheram a Estrada Marginal em direção a Algés, acompanhados entusiasticamente pelas crianças e famílias do projeto Bike Bus, num testemunho vivo de mobilidade ativa e ecologicamente responsável.
O evento demonstrou que a transição para cidades mais eficientes e amigas do ambiente é um caminho que se faz em conjunto, provando que “Juntos Movemos Oeiras”.
28 junho 2026
