
Oeiras entrega primeiros apartamentos do PRR
No próximo dia 13 de março, Oeiras dá um passo significativo na política de habitação com a entrega dos primeiros 64 apartamentos do Programa Habitacional Alto da Montanha. Este empreendimento, o primeiro em Portugal construído de raiz com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representa um marco na resposta à crescente dificuldade de acesso à habitação, num momento em que os preços do mercado estão historicamente elevados.
A crise habitacional tem impactado sobretudo as famílias que mais necessitam, mas também a classe média, que vê uma grande parte do seu rendimento absorvido pelo custo da habitação, reduzindo a sua capacidade financeira para outras áreas essenciais do quotidiano. Projetos como este permitem às famílias libertar rendimento para outras necessidades, como educação, saúde e qualidade de vida.
A cerimónia de entrega das chaves será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e contará com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, e do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, entre outras entidades.
O projeto disponibiliza 32 apartamentos T2 e 32 apartamentos T3, atribuídos a famílias inscritas no programa municipal de habitação. Com um investimento total de 12,8 milhões de euros, dos quais 12,18 milhões financiados pelo PRR, o Alto da Montanha insere-se na estratégia municipal de habitação acessível, garantindo um modelo de arrendamento reduzido.
Este investimento insere-se na história de Oeiras, que, em tempos de dificuldade, se assume como líder na resposta habitacional. Tal como no passado, o município volta a demonstrar visão estratégica ao impulsionar um projeto de habitação pública que responde à crise atual e promove a coesão social no concelho.
Além da resposta habitacional, o empreendimento foi planeado para garantir uma melhor organização e segurança na mobilidade e estacionamento, colmatando uma necessidade evidente da zona. Para isso, a gestão do estacionamento será assegurada pela Parques Tejo. Esta parceria visa não apenas facilitar a vida dos moradores, mas também garantir um espaço urbano mais funcional, seguro e confortável para todos.
Este é um dos projetos integrados no Plano Municipal de Habitação Oeiras 20/30, que visa dar resposta às necessidades habitacionais da população, promovendo a coesão social e a qualidade de vida no concelho.
Juntos movemos Oeiras!
11/03/2025