Dina Aguiar, Luís Costa Branco, Mobi Boom, Expresso

Mobilidade sustentável de Oeiras em destaque no Mobi Boom do Expresso

Administradora Executiva Dina Aguiar destaca a expansão do Bike Bus, a mobilidade escolar e a visão de futuro para Oeiras

A Parques Tejo é a protagonista do novo episódio do Mobi Boom, programa do jornal Expresso dedicado aos desafios e oportunidades da mobilidade urbana. Em entrevista ao jornalista Luís Costa Branco, a Administradora Executiva da Parques Tejo, Dina Aguiar, aborda a estratégia de mobilidade sustentável no concelho de Oeiras, com especial destaque para o crescimento do projeto Bike Bus, integrado no programa Oeiras Move Escolas, e para a visão de futuro da mobilidade no território.

O programa vai para o ar no domingo, 25 de janeiro, e integra um conjunto de entrevistas a decisores e especialistas que estão a transformar a forma como as cidades pensam as deslocações quotidianas.

Mobilidade sustentável começa nas escolas

Durante a entrevista, Dina Aguiar sublinha a importância da mobilidade escolar como ponto de partida para a mudança de comportamentos e hábitos de deslocação. O Bike Bus — comboios de bicicletas acompanhados por monitores especializados — surge como um exemplo concreto de como é possível promover deslocações mais seguras, saudáveis e ambientalmente responsáveis desde a infância.

Dina Aguiar, Luís Costa Branco, Mobi Boom, Expresso

O projeto encontra-se atualmente em fase de expansão, abrangendo um número crescente de escolas do concelho. A par do Pedi Bus, o Bike Bus integra a estratégia Oeiras Move Escolas, que visa reduzir a dependência do automóvel nas deslocações casa-escola, melhorar a segurança rodoviária e fomentar a autonomia das crianças.

Uma visão integrada para o futuro da mobilidade em Oeiras

A entrevista aborda também o papel da Parques Tejo enquanto empresa municipal responsável pela implementação das políticas de mobilidade do futuro em Oeiras, num modelo que articula estacionamento regulado, transportes públicos, mobilidade suave e micromobilidade.

Dina Aguiar destaca a importância do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) como documento estruturante para o concelho, orientado para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, o reforço do transporte coletivo e o aumento da quota modal dos modos suaves, como andar a pé e de bicicleta.

Dina Aguiar, Luís Costa Branco, Mobi Boom, Expresso

“A mobilidade não se transforma com uma medida isolada. É um ecossistema que se constrói com infraestruturas, serviços, tecnologia e, sobretudo, com pessoas”, refere a responsável durante a conversa.

Parques Tejo como agente de mudança

Ao longo do programa, fica patente o papel da Parques Tejo como agente ativo de transformação da mobilidade urbana, na promoção de soluções inovadoras, inclusivas e sustentáveis, alinhadas com os objetivos ambientais e sociais do Município de Oeiras.

A participação no Mobi Boom reforça o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Parques Tejo e a relevância do concelho de Oeiras como território de referência na área da mobilidade sustentável a nível nacional.

Juntos Movemos Oeiras!

23/01/2025

Partilhe este artigo!