
BRT A5: o corredor que pode mudar a mobilidade
“A mais congestionada das autoestradas portuguesas pode estar prestes a transformar-se num laboratório de mobilidade sustentável. O projeto BRT A5 – um corredor exclusivo para autocarros elétricos de alta capacidade – pretende reduzir em milhares o número de automóveis que diariamente circulam na ligação Lisboa-Cascais, encurtar tempos de viagem e oferecer uma alternativa real ao carro.” No artigo do Diário de Notícias, publicado esta sexta-feira em versões papel e digital, pode ler-se uma detalhada descrição sobre o projeto que pretende ligar Cascais, Oeiras e Lisboa através de um sistema de transporte rápido e eficiente, utilizando o traçado da autoestrada A5 para a criação de uma faixa exclusiva para autocarros elétricos.
“O caminho de ferro hoje, por muita modernização que se faça, nunca vai servir toda esta população, porque estamos a falar de uma linha que descarrega as pessoas numa zona da cidade onde as pessoas hoje não trabalham”, aponta o presidente da Parques Tejo, Rui Rei, que acrescenta que “as pessoas, quando chegam a Lisboa têm depois de apanhar o metropolitano para se deslocarem para a outra zona da cidade”. A vantagem do BRT, defende Rui Rei, é a de que, para além de servir toda a região, “coloca as pessoas no sítio certo da cidade de Lisboa”.
Junto movemos Oeiras!
29/08/2025
