Algés vira-se para o futuro no JN

Os projetos de reconversão de Algés fizeram notícia no Jornal de Notícias, este sábado, 26 de julho. No artigo Algés vira-se para o futuro com as novas linhas de transporte e o fim das cheias é a abordada a transformação que está prestes a ocorrer na localidade do concelho de Oeiras em dois eixos: o transporte público e a Ribeira de Algés. “O ponto de partida da mudança desta localidade de Oeiras, num esforço bipartido das câmaras de Oeiras e de Lisboa, será a implementação de um ponto de convergência de linhas de transporte coletivo com ligação rápida à capital e à Margem Sul,” pode ler-se no artigo. ” As obras daquela ribeira, a que se acrescentam a criação da Linha Ocidental Intermodal Sustentável (LIOS) do metro bus de superfície e dos parques de
estacionamento, terão um valor de, pelo menos, 150 milhões de euros e cuja comparticipação de fundos europeus determina, obrigatoriamente, a sua conclusão até 2029.”

“O programa-base daquela linha do metro ligeiro de superfície é lançado até dezembro e, no próximo ano, terá lugar o concurso de conceção e construção. A obra estará concluída em 2028 ou em 2029. Haverá um terminal único em Algés, com passagens pedonais, devidamente sinalizado e integrado para todos os transportes.”

No mesmo artigo, Rui Rei, presidente do Parque Tejo, empresa municipal de mobilidade urbana de Oeiras afirma: “O LIOS é um transporte rápido em sítio próprio, dá conforto e previsibilidade em relação a horários. Neste momento, os autocarros andam misturados com o transporte individual. Por isso, ou damos condições para incrementar os novos projetos ou vai estagnar.”

 

A notícia na íntegra está disponível na edição online do Jornal de Notícias.

Partilhe este artigo!