
6 finalistas apresentam soluções inovadoras para a mobilidade em Oeiras
O Oeiras Move Tec Lab, programa de aceleração de empresas da Parques Tejo em articulação com o Município de Oeiras, chega ao fim, a 7 de novembro, com a apresentação dos projetos concorrentes. Num evento aberto ao público, cada empreendedor vai expor as suas ideias inovadoras nas áreas da mobilidade e da sustentabilidade, para avaliação, num formato semelhante a um shark tank. O júri de especialistas decidirá no final da manhã qual o projeto com maior viabilidade, potencial de retorno económico e impacto no território, num formato semelhante a um shark tank.
Os seis projetos finalistas – 360 Vision, Dynamic Parking, LowLow, Mobev, Sólido e Tropical BeerBike – têm como objetivo vencer o primeiro prémio e com isso garantir a implementação de um projeto piloto no território de Oeiras e 1 ano de utilização gratuita da Incubadora Oeiras Move Tec Lab. Estão ainda previstos dois prémios de 1 ano e 6 meses de incubação na estrutura da Parques Tejo, para a 2º e 3º melhor ideia.
“O Oeiras Move Tec Lab é uma plataforma que cria condições para a inovação, permitindo que conceitos com potencial real de transformação do território se tornem negócios concretos. O nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento de soluções que possam ser testadas e implementadas em Oeiras e que sejam, também, financeiramente sustentáveis para os seus promotores”, afirma Mara Ribeiro Duarte, Administradora da Parques Tejo.
Além dos pitches dos empreendedores, o evento conta com uma palestra sobre “Cidades Inteligentes e Humanas: o futuro da mobilidade sustentável”, por Carolina Almeida Cruz, CEO da C-More Sustainability.
Oeiras Move Tec Lab
O Programa de Aceleração do Oeiras Move Tec Lab foi uma formação intensiva que se iniciou em setembro, em que os empreendedores puderam explorar temas essenciais e testar os seus conceitos, através de módulos como Ferramentas para potenciar os negócios, Sustentabilidade na Mobilidade e no Ambiente, Inovação & Conectividade e Transformação Digital ministrados por um conjunto de professores oriundos da FCUL, da Nova-FCT, do IST e do CEiiA. Esta foi a primeira edição do Programa de Aceleração de empresas do Oeiras Move Tec Lab, que se prevê ter nova edição em 2026.
As ideias a concurso são as seguintes:
- 360 Vision – Recorre à Inteligência Artificial e ferramentas de SEO Local para digitalizar negócios em zonas turísticas, conectando visitantes a serviços próximos e promovendo uma mobilidade mais inteligente e eficiente.
- Dynamic Parking – Aplicação móvel que otimiza a procura de estacionamento, aproveitando lugares inativos e reduzindo o tempo, custos e impacto ambiental associados ao tráfego urbano.
- LowLow – Propõe um modelo de logística sustentável para o abastecimento urbano, utilizando infraestruturas locais e promovendo comunidades mais resilientes e ecológicas.
- Mobev – Desenvolve e instala infraestruturas de carregamento para veículos elétricos, focando-se na eficiência energética, integração de sistemas e otimização de recursos para frotas e entidades públicas.
- Sólido – Transforma o processo de recolha de óleo alimentar usado através de uma solução que solidifica o resíduo em casa, facilitando a reciclagem e reduzindo custos municipais.
- Tropical BeerBike – Veículo ecológico semielétrico que alia lazer, turismo e mobilidade ativa, proporcionando passeios guiados sustentáveis e experiências de convívio e bem-estar.
O painel de jurados é composto por:
- Mara Ribeiro Duarte – Administradora da Parques Tejo e Head of Public Sector na Closer Consulting
- Nuno Graça – Divisão de Planeamento e Mobilidade da Câmara Municipal de Oeiras
- Pedro Nunes – COO e Board Member na Enable Mobility; Advisor para a mobilidade elétrica na Ecochoice
- Susana Castelo – CEO da TIS
Programa do evento:
9h30
Abertura com Mara Duarte, Administradora da Parques Tejo
10h00
Palestra “Cidades Inteligentes e Humanas: o futuro da mobilidade sustentável”, por Carolina Almeida Cruz, CEO da C-More Sustainability
11h00
Apresentação dos projetos concorrentes
12h20
Sessão de encerramento com Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras
Mais informações no site www.oeirasmoveteclab.pt
Acelera a Tua Ideia, Transforma o Futuro!
