Rui Rei apresenta SATUO em conferência do setor ferroviário

Foi no passado dia 22 de maio que o Presidente da Parques Tejo, Rui Rei, apresentou os projetos do Município de Oeiras para reativação do SATUO, o qual decorreu no âmbito do Portugal Railway Summit, que decorreu no Museu Ferroviário Nacional, no Entroncamento.

Na sua apresentação, enquadrada no painel “Novos Conceitos na Ferrovia”, Rui Rei destacou o caráter visionário do SATUO, como concebido há mais de duas décadas, na sua a ambição de ligar as linhas ferroviárias da CP de Cascais/Oeiras e de Sintra; sublinhando que essa visão revolucionária da mobilidade no território continua a estar no centro das preocupações de Oeiras.

Como reiterado por Rui Rei, o SATUO é parte de uma estratégia mais ampla de criação de eixos de transportes urbanos em sítio próprio, integrados com o espaço público envolvente, essenciais no desenvolvimento de uma estratégia de mobilidade do Município, apresentada em 2023, com o PMUS.

Nesse propósito, Rui Rei sublinhou a intenção de, ao longo dos próximos anos, reativar o SATUO no percurso entre Paço de Arcos e o Lagoas Park, esperando-se que, em menos de uma década, se concretize a ligação ao Taguspark e ao concelho de Sintra.

Este é um projeto estratégico, não só para Oeiras, mas para toda a Área Metropolitana de Lisboa, sendo que a sua concretização será essencial para responder aos importantes fluxos de deslocações do grande número de pessoas que trabalha nos parques empresariais do nosso concelho, concretizando uma verdadeira alternativa de mobilidade eficiente e sustentável.

 

Juntos movemos Oeiras!

24/05/2024

Partilhe este artigo!