Planos de Mobilidade Sustentável e de Acessibilidade de Oeiras

Foi na passada segunda-feira, dia 3 de abril, que decorreu a apresentação pública dos Planos de Mobilidade Sustentável e de Acessibilidade de Oeiras, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide.

 A sessão foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais; e contou ainda com a presença da Vereadora Joana Baptista, titular dos pelouros da Mobilidade e Transportes, de outros membros do Executivo Municipal, de representantes das Juntas de Freguesia do concelho, e do Presidente Executivo da Parques Tejo, Rui Rei.

Os planos foram apresentados pelos seus redatores, a saber, João Figueira de Sousa e Maria João Silveira, responsáveis pelo Plano de Mobilidade Urbana Sustentável; e Fernando Nunes da Silva, responsável pelo Plano de Acessibilidade.

Como destacado pela Vereadora Joana Baptista, os dois Planos, integrados num único documento, são “o culminar de um processo longo, mas cuja implementação será determinante para o futuro do Concelho de Oeiras”, resultando da realização prévia de um inquérito à população, destinado a caracterizar os seus padrões de mobilidade, bem como de uma análise criteriosa da geografia do concelho.

A exposição da Vereadora Joana Baptista sublinhou alguns dados, destacando que, dos cerca de 172 mil habitantes do concelho, cerca de 62% residem a sul da A5. Diariamente, realizam-se cerca de 297 500 deslocações no concelho, sendo 140 500 viagens internas, e as demais para outros concelhos, sobretudo Lisboa.

A ambição expressa nestes Planos é a de reduzir em 43% a quota modal do transporte individual, atualmente cifrado nos 45%; e aumentar a quota dos transportes públicos, atualmente em 31%, numa proporção de 36,4%. Ao mesmo tempo, pretende-se aumentar em 24,9% a quota modal dos transportes suaves, com o objetivo final de se diminuir em 20% a emissão de gases com efeito de estufa. Existe ainda a ambição de reduzir em 30% o número de atropelamentos e de vítimas de acidentes rodoviários.

De acordo com estes Planos, são vários os projetos que se encontram perspetivados, passando tanto pela criação de novas vias rodoviárias e de nós de acesso aos eixos estruturantes, mas também a construção de corredores viários destinados em exclusivo aos transportes públicos.

Do mesmo modo, existirá ainda um reforço da rede ciclável do concelho, com a criação de novas ciclovias e extensão das existentes, de modo a ligar os vários pontos do concelho através de meios suaves; algo que se articulará com o lançamento da futura rede municipal de bikesharing.

A estratégia presente nestes Planos prevê também a criação de maior disponibilidade de estacionamento pelo concelho, com destaque para os principais interfaces de transportes públicos, bem como o reforço do número de postos de carregamento elétrico, sobretudo nas zonas residenciais, parques empresariais e pólos turísticos.

Juntos movemos Oeiras!

06/04/2023

Partilhe este artigo!