Plano de Ação Energia e Clima de Oeiras – Sessão Pública
No próximo dia 19 de julho (sexta-feira), pelas 18 horas, terá lugar, na Sala Multiusos do Palácio dos Anjos (Algés) uma sessão pública de apresentação e esclarecimento a respeito do Plano de Ação Energia e Clima de Oeiras (PAECO 2030+), um documento fundamental em definir a estratégia do Município para a mitigação e adaptação às alterações climáticas.
Nas suas várias dimensões, o Plano tem como intuito promover um desenvolvimento urbano sustentável, tendo como objetivos estratégicos a proteção do bem-estar das pessoas, a competitividade da economia, a transição energética e a resiliência das infraestruturas, em face do contexto de transformação do clima e dos seus impactos.
O documento prevê um conjunto de ações concretas, destinadas a materializar esses objetivos nos vários domínios. Especificamente, o Plano prevê uma intervenção robusta da Parques Tejo no eixo estratégico “Mobilidade Sustentável”, prevendo como ações:
- O reforço da rede de mobilidade suave partilhada, com uma estratégia assente tanto na construção de mais de 90 novos quilómetros de vias cicláveis como pela disponibilização de serviços, tanto municipais, caso da rede de bikesharing, como em parceria com operadores privados;
- Uma forte aposta na rede de transporte público, sobretudo em sítio próprio; a promoção da intermodalidade; e a criação de planos de mobilidade escolar que prefiram esta opção modal;
- O aumento da densidade da rede de postos de carregamento de veículos elétricos – em que Oeiras já ocupa o 5º lugar no ranking de cidades europeias -, associado a incentivos para a renovação da frota de veículos municipais;
- A promoção de novas centralidades urbanas e de maior multifuncionalidade das mesmas, afirmando as localidades do concelho como verdadeiros “bairros de 15 minutos”.
Durante um período de consulta pública, que está a decorrer desde 5 de junho até 30 de agosto de 2024, a população e as partes interessadas têm a oportunidade de contribuir com ideias e sugestões para a versão final do PAECO 2030+. Caso pretenda, poderá consultar a documentação disponível na página do Município de Oeiras.
Com este Plano e as medidas nele previstas, Oeiras será capaz de liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, acompanhando as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas, com os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; e 13 – Ação Climática.
Juntos movemos Oeiras!
16/07/2024