Parques Tejo participou no Dia da Mobilidade by Bolt

A Parques Tejo participou na conferência Dia da Mobilidade by Bolt, durante a Semana Europeia da Mobilidade, sendo representada pelo administrador Nuno Patrão, no painel O Futuro da Mobilidade nas Grandes Áreas Metropolitanas.

A estratégia Cardinal, que traduz a visão do Município de Oeiras para os transportes coletivos em sítio próprio no território, foi um dos grandes temas abordados, uma vez que será uma peça-chave da mobilidade em toda a AML. Nuno Patrão salientou a conjugação projetos em infraestruturas nacionais (com a reformulação da Linha da CP de Cascais e o corredor BRT na A5), com projetos assentes na cooperação intermunicipal, como o LIOS – Transporte Rápido Lisboa/Oeiras, que está a ser trabalhado em conjunto entre a Parques Tejo e a Carris; e também a reativação do SATUO, agora enquanto sistema BRT à superfície, que Oeiras está a protagonizar a solo, mas que fará a ligação entre as linhas de Sintra e Cascais, transportando milhares de passageiros dos dois munícipios nas suas deslocações para os locais de trabalho em Oeiras.

Houve ainda tempo para discutir a forma como as soluções de mobilidade suave são uma ferramenta importante para potenciar a transformação das cidades e a forma como as pessoas se deslocam. A experiência de Oeiras, que desde 2022 conta com serviços dock less de mobilidade suave partilhada, em parceria com empresas do setor, entre elas a Bolt, foi dada como um bom exemplo. Nuno Patrão salientou a forma como Oeiras se destacou desde o princípio ao definir regras para os operadores, nomeadamente fixando os locais onde as trotinetes e bicicletas poderiam ser estacionadas, em torno de uma rede de 200 ponto.move dispersos por todo o concelho, estando presentemente em curso a sua duplicação, contribuindo assim para um correto ordenamento do espaço público.

Os oradores convidados – com Rui Velasco (Diretor de Estudos, Avaliação e Prospetiva do IMT), Pedro Dinis (Diretor Municipal de Mobilidade da CML) e Nuno Inácio (Regional Director for Southern Europe da Bolt) – concordaram também que os investimentos em modos suaves, não constituindo a solução para todos os problemas de mobilidade das áreas urbanas, são um aliado importante em deslocações de proximidade, nas quais assentam novos conceitos como a “cidade dos 15 minutos”.

Com moderação de Bruno Contreiras Mateus, o debate O Futuro da Mobilidade nas Grandes Áreas Metropolitanas abordou a forma como as políticas públicas implementadas pelos diversos níveis da administração, a par da colaboração com agentes privados do setor, podem corporizar uma mudança dos sistemas de mobilidade que caracterizam as áreas urbanas.

A conferência Dia da Mobilidade by Bolt foi integrada na celebração da Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu entre os dias 16 e 22 de setembro. Celebrada há mais de 20 anos, esta iniciativa da União Europeia quer sensibilizar os governos nacionais e locais e os cidadãos, para a necessidade de adotarem uma mobilidade mais eficiente, sustentável e, nesta edição, mais inclusiva.

Juntos movemos Oeiras!

23/09/2025

Partilhe este artigo!