Parques Tejo I Março em Movimento

Março foi um mês de intensa ação e inovação para a Parques Tejo, sempre com um foco no desenvolvimento de uma mobilidade mais sustentável e acessível. Apesar das condições meteorológicas adversas, aqui, o clima é sempre favorável à transformação.

Um dos maiores marcos do mês aconteceu a 5 de março, em reunião de Câmara Municipal, com a aprovação da declaração de interesse público municipal, intermunicipal e metropolitano do SATUO (Sistema Automático de Transporte Urbano de Oeiras).

Concebido como um sistema BRT (Bus Rapid Transit), o novo SATUO ligará a Linha de Cascais à Linha de Sintra através de um corredor dedicado que atravessa os principais polos empresariais do concelho. Esta solução assegura uma ligação estruturante e direta entre zonas residenciais e áreas de emprego, reforçando a centralidade de Oeiras no contexto metropolitano. Ao mesmo tempo, promove o investimento, atrai talento e oferece uma alternativa fiável ao transporte individual, respondendo às necessidades de quem depende dos transportes públicos. É, por isso, um contributo concreto para uma mobilidade mais inclusiva, justa e sustentável.

Começámos com a celebração do Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, onde homenageámos as mulheres que, dia após dia, ajudam a construir um futuro mais inclusivo e sustentável.

No dia 11 de março, lançámos a primeira conferência do ciclo “Mobilidade Mais Talks”, promovido pela Parques Tejo. Esta iniciativa é fundamental para o intercâmbio de ideias e o estreitamento de laços entre especialistas, decisores e a indústria, criando uma rede de colaboração essencial para os desafios da mobilidade. A sessão inaugural, sobre “O Papel da Mobilidade Elétrica”, decorreu no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, e contou com a presença de profissionais de referência, sendo organizada em parceria com a Eurotransporte e com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

A a 13 de março, a Parques Tejo marcou presença na cerimónia de entrega de chaves promovida pela Câmara Municipal de Oeiras, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A habitação, que continua a ser um dos pilares do desenvolvimento em Oeiras, mantém-se como uma prioridade num território que, historicamente, se tem destacado por estar à frente do seu tempo. A Parques Tejo assumiu a responsabilidade pela gestão do parque de estacionamento do novo edifício, colocando ao serviço da comunidade a sua experiência técnica e operacional, um contributo concreto para a integração de soluções de mobilidade no planeamento urbano.

A 18 de março, aconteceu a segunda sessão do “Mobilidade Mais Talks”, com foco em “Sistemas de Transporte em Sítio Próprio”, um debate técnico e estratégico sobre as soluções inovadoras para a mobilidade urbana em Portugal.

A 19 de março, celebrámos o Dia do Pai com um gesto de união e reforçámos os laços da nossa equipa, que é fundamental para o sucesso da nossa missão junto da comunidade.

Fechámos o mês com a reabertura do Parque do SIMAS, a 31 de março, com 130 novos lugares de estacionamento, que visam melhorar a oferta e organização do espaço público, atendendo às reais necessidades da população.

Cada ação da Parques Tejo reflete o nosso compromisso com uma mobilidade mais eficiente, sustentável e alinhada com os desafios do futuro.

Estamos preparados para o mês de abril!

Juntos, movemos Oeiras!

15/04/2025

Partilhe este artigo!