2025: ano de transformação na mobilidade urbana de Oeiras

A Parques Tejo encerra o ano de 2025 com um balanço positivo. A implementação de uma estratégia que aliou o reforço das infraestruturas de estacionamento à promoção de modos de transporte suaves e à requalificação do espaço público, resultou na consolidação do ecossistema Oeiras Move como uma referência nacional.

O ano começou com foco na proximidade e na oferta de infraestruturas. Logo em fevereiro, a inauguração do parque de estacionamento das Biscoiteiras, em Linda-a-Velha, seguida pelo parque de estacionamento dos SIMAS em março, deram o mote para o período de transformação que se viveria em Oeiras. No entanto, o ponto alto do verão foi a entrega da requalificação da Ribeira de Algés, um projeto ambicioso que combinou o novo Parque de Estacionamento com a reabilitação do troço a céu aberto do curso de água, devolvendo qualidade de vida à zona baixa de Algés através do aumento do número de lugares estacionamento, ao mesmo tempo que se instalaram medidas de mitigação das cheias. A requalificação do Parque de Estacionamento Verney, no centro da vila de Oeiras, permitiu o aumento da capacidade de parqueamento, servindo ainda melhor os residentes e comerciantes locais.

O segundo semestre manteve o ritmo com as aberturas dos parques de estacionamento da Quinta dos Aciprestes e Quinta da Junça, integrados nos novos projetos habitacionais do Município, e a abertura do estacionamento de Tercena em outubro. Já em novembro, a requalificação do Parque de Estacionamento do Centro Cívico de Algés, permitiu tornar o espaço de atendimento mais acolhedor e o parque com melhor sinalização.

2025 foi o ano em que a mobilidade escolar ganhou uma nova dimensão. A introdução dos Bike Bus e Pedi Bus marcou uma mudança de paradigma no transporte das crianças, reforçada pelas ações pedagógicas “Rei por Um Dia” e as apresentações do Oeiras Move Escolas com Francisco Garcia. A inauguração da ciclovia entre Leceia e Vila Fria e a abertura do primeiro Quiosque de Mobilidade vieram facilitar a adoção de hábitos mais sustentáveis.

A Parques Tejo afirmou-se também como um player tecnológico e de pensamento estratégico. A organização de eventos como o fórum “Mobilidade e Logística Urbana” e a participação ativa no Portugal Mobi Summit e no ENVE demonstraram este dinamismo. O convite para inúmeras conferências nacionais sobre Mobilidade e a participação em consórcios internacionais de dedicados aos transportes demonstram o reconhecimento da Parques Tejo para fora das fronteiras do concelho.

O esforço de digitalização e modernização foi coroado em novembro com a Menção Honrosa nos CTT e-Commerce Awards 2025, reconhecendo a excelência da empresa na categoria de Administração Pública. Ao público chegou mais uma possibilidade de efetuar pagamentos digitais, desta vez com a aplicação Telpark.

A modernização da empresa não esqueceu o bem-estar dos cidadãos e dos seus animais de companhia. Em maio, foi lançado o dístico para famílias numerosas e, em julho, as lojas da Parques Tejo de Miraflores e de Algés tornaram-se Pet Friendly, um pequeno gesto que simboliza a nova cultura de proximidade e inclusão da Parques Tejo.

Com o arranque do novo ciclo do Bike Bus em dezembro, a Parques Tejo entra em 2026 com a certeza de que a mobilidade em Oeiras é hoje mais inteligente, mais verde e mais próxima das famílias.

Juntos Movemos Oeiras!

30/12/2025

Partilhe este artigo!