
Oeiras e Almada apostam em ligação Fluvial entre Trafaria e Algés
A possibilidade de criação de uma ligação fluvial entre a Trafaria e Algés, daria resposta, à necessidade de melhorar a ligação entre margens e reduzir o tráfego rodoviário na Ponte 25 de Abril e, corresponder aos diferentes projetos de mobilidade previstos na Área Metropolitana de Lisboa.
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, esteve reunido, no dia 02 de junho, com a Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, e com a Presidente da Transtejo, Alexandra Carvalho, para estudarem a ligação entre os dois Municípios.
Em discussão esteve a possibilidade de criação de uma ligação fluvial entre a Trafaria e Algés, dando resposta, por um lado, à necessidade de melhorar a ligação entre margens e reduzir o tráfego rodoviário na Ponte 25 de Abril e, por outro lado, corresponder aos diferentes projetos de mobilidade previstos atualmente na Área Metropolitana de Lisboa (AML), nomeadamente, a expansão do Metro Sul do Tejo à Costa da Caparica e à Trafaria e, do lado de Oeiras, a extensão do elétrico 15 ao Jamor e o desenvolvimento do metro ligeiro de superfície LIOS (Linha Intermodal Ocidental Sustentável) que irá ligar Alcântara a Algés, com extensão à Reboleira (Município da Amadora) e ao Colégio Militar (Município de Lisboa).
Os Municípios comprometeram-se a trabalhar em parceria no curto prazo, no sentido de elaborar uma proposta conjunta a apresentar à Área Metropolitana de Lisboa e ao Governo.
Fonte: Câmara Municipal de Oeiras
02-06-2025
