
Oeiras com mais autocarros, novas carreiras e horários alargados
A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) divulgou recentemente novos dados que confirmam a transformação positiva que tem vindo a operar na mobilidade de toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML). No caso de Oeiras, desde a entrada em funcionamento da nova rede, registou-se um aumento de quase 50% no número de autocarros disponíveis no concelho.
Este reforço tem sido possível graças a uma coordenação próxima e estratégica entre a TML e o Município de Oeiras, através da Parques Tejo. Esta colaboração garante que o know-how e as especificidades locais são devidamente integradas no planeamento e operação da rede de transportes, permitindo uma resposta mais eficaz às necessidades reais da população.
Mas afinal, em que se refletem estas melhorias de forma concreta? A rede foi reconfigurada para se tornar mais atrativa, com o alargamento dos horários de funcionamento incluindo mais horários noturnos e com a criação de duas novas carreiras dentro do concelho de Oeiras: Algés – Circular via Centro Histórico e Algés – Carnaxide via WTC.
Estas duas carreiras de curta distância facilitam a mobilidade interna em Oeiras e promovem a utilização do transporte público em detrimento do automóvel particular. Para além das carreiras locais, houve também um reforço significativo da oferta intermunicipal, com especial destaque para as ligações a Sintra. Este dado é particularmente relevante, considerando que 76% das linhas que circulam em Oeiras são intermunicipais. Uma grande parte dos utilizadores chega precisamente desses eixos e, sendo Oeiras o único concelho da AML que não é suburbano de Lisboa, torna-se especialmente importante a existência de carreiras intermunicipais que alimentem os polos empresariais. Estes polos fazem de Oeiras a segunda economia do país, pelo que garantir acessibilidade é essencial.
A Parques Tejo continua, empenhada em reforçar o seu papel na melhoria da mobilidade sustentável em Oeiras, não só através da articulação diária com a TML, mas também pela liderança em projetos estruturantes como o SATUO, o LIOS e o BRT na A5, que prometem revolucionar a forma como se usa o transporte público no concelho.
Enquanto estes grandes projetos estão ainda em desenvolvimento, o trabalho de continua. A Parques Tejo e a TML mantêm uma relação contínua e ativa, ajustando a oferta presente às necessidades reais da população. Tudo para garantir que Oeiras continua a avançar com passos firmes rumo a uma mobilidade moderna, eficiente e inclusiva.
Juntos movemos Oeiras!
