Observador destaca reativação do SATUO

É já no próximo dia 11 de março, terça-feira, que se realiza a primeira sessão do ciclo de palestras “Mobilidade Mais Talks”, no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Este evento, organizado pela revista Eurotransporte, em colaboração com a Parques Tejo e a Câmara Municipal de Oeiras, tem como objetivo reunir especialistas e decisores da área da mobilidade para debater o futuro do setor e o impacto da revolução tecnológica em curso.

O jornal “Observador” publicou uma reportagem sobre o projeto de reativação do SATUO, sublinhando a sua relevância para a mobilidade de Oeiras e o papel determinante da Parques Tejo na concretização deste investimento.

Este é um projeto que permitirá a ligação entre a Linha de Cascais e a Linha de Sintra, criando uma nova dinâmica de mobilidade e valorizando o território. A integração eficiente dos transportes reflete a visão moderna das cidades do século XXI, onde as respostas às questões habitacionais passam por um planeamento urbano centrado na mobilidade sustentável. Com esta aposta, Oeiras reforça a atratividade dos seus parques empresariais e oferece uma alternativa real para quem pretende adotar um estilo de vida mais sustentável. O SATUO, ao operar numa linha dedicada, proporcionará previsibilidade, conforto e rapidez, tornando-se uma opção altamente competitiva face ao transporte individual. Este novo sistema terá um impacto altamente significativo, especialmente para aqueles que dependem dos transportes públicos no dia a dia, proporcionando um aumento substancial na qualidade de vida.

“Este é um projeto estruturante que já tem a maturidade necessária para avançar. Se o Governo der luz verde, será possível iniciar a obra em 2026, concluí-la em 2028 e arrancar com a operação em 2029”, explica Rui Rei, presidente da Parques Tejo.

Com uma estimativa de 30 mil deslocações diárias e integração no sistema da Carris Metropolitana, o SATUO reforçará significativamente a rede de transportes públicos da região. “Estamos a falar de um investimento de 110 milhões de euros, destinado à requalificação da infraestrutura e à aquisição de novos veículos, garantindo um serviço moderno e eficiente”, acrescenta Rui Rei.

O destaque dado pelo “Observador” reforça a importância desta iniciativa para o futuro da mobilidade em Oeiras e o compromisso da Parques Tejo na criação de soluções sustentáveis para os munícipes.

Leia o artigo do Observador aqui

10/03/2025

Juntos movemos Oeiras!

Partilhe este artigo!