Município de Oeiras assinala o 25 de Abril
Assinalam-se amanhã o 50º aniversário da Revolução dos Cravos, a data maior em que o Povo Português, com o apoio indispensável das Forças Armadas, inaugurou um novo tempo de democratização e desenvolvimento do país.
O Município de Oeiras associa-se às celebrações da grande festa democrática, com um conjunto de iniciativas aberta à participação de todos.
Assim, às 18 horas de hoje, será apresentado o livro “Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021”, numa iniciativa transmitida em direto através da página de Facebook do Município.
As iniciativas públicas iniciam-se pelas 23 horas de hoje, com a realização de um concerto no Largo 5 de Outubro (frente à Igreja Matriz de Oeiras), com a apresentação de canções emblemáticas do 25 de Abril, interpretadas pelo Coro Comunitário “A Capela e o Povo”.
Já à meia-noite de 24 para 25 de abril serão realizados espetáculos de fogo de artifício em todas as freguesias do concelho, lançados a partir do Reservatório de Água do Alto de Santa Catarina (Linda-a-Velha); junto à escultura “Lenda de Linda a Pastora” (Queijas); no Parque dos Poetas (junto à pirâmide); no Reservatório de Água de Barcarena; no Parque Urbano de Vila Fria (Porto Salvo), e junto ao Mercado Municipal de Oeiras.
Já a manhã de dia 25 de Abril será assinalada com o hastear a bandeira em frente aos Paços do Concelho, pelas 09 horas, seguida de uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, pelas 10 horas, contando com uma homenagem a ex-autarcas do concelho.
Pelas 17 horas será inaugurado o painel “Passeio da Democracia”, representando diversos momentos históricos dos anos da Revolução pelo olhar de diversos artistas, num evento que, como os restantes, será objeto de transmissão em direto na página de Facebook do Município.
A programação do Dia da Liberdade encerrará pelas 21h30 de dia 25, com um concerto de Pedro Abrunhosa no Jardim Municipal de Oeiras. No dia 26, na mesma hora e local, a Orquestra Sinfónica Juvenil irá também realizar um concerto, com a interpretação instrumental de “Grândola Vila Morena”, bem como de várias obras de Fernando Lopes-Graça.
Venha celebrar a Liberdade!
Juntos movemos Oeiras!
Fonte: Município de Oeiras
24/04/2024