
Estacionamento provisório de Algés prestes a abrir
A obra de reabilitação do estacionamento provisório junto à Ribeira de Algés está na sua fase final e prestes a ser concluída. Esta intervenção surge como uma resposta prática e imediata para minimizar os constrangimentos causados pelos trabalhos em curso na reabilitação da Ribeira de Algés, uma das principais linhas de água do concelho de Oeiras.
O novo parque, que contará com 135 lugares, localiza-se entre a Ribeira de Algés e o campo de jogos do UDRA, com entrada pela Rua Conde de Rio Maior. A sua implementação resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, os SIMAS de Oeiras e Amadora e a Parques Tejo, que tem assegurado o acompanhamento permanente da obra e o apoio à gestão da mobilidade na zona.
A obra já se encontra na sua fase final de execução, permitindo recuperar, de forma eficaz, o número de lugares de estacionamento que se perderam com a intervenção estrutural na ribeira. Apesar dos desafios que esta fase representa, a Parques Tejo tem estado no terreno, garantindo o melhor funcionamento possível da mobilidade e do estacionamento em Algés.
Esta resposta insere-se no contexto de um projeto mais vasto de reabilitação da Ribeira de Algés, cuja primeira fase teve início no dia 1 de abril. A intervenção, que se estende entre o Largo Comandante Augusto Madureira e o n.º 35 da Avenida dos Bombeiros Voluntários de Algés.
Promovido pelos SIMAS de Oeiras e Amadora e pela Câmara Municipal de Oeiras, o projeto de reabilitação da Ribeira de Algés tem como objetivo reforçar a segurança da zona ribeirinha, reduzir a vulnerabilidade dos fenómenos naturais e valorizar o ecossistema urbano envolvente.
Mais do que uma intervenção pontual, trata-se de uma obra estruturante para a resiliência ambiental do concelho, que visa proteger pessoas e bens, promover a sustentabilidade e melhorar significativamente a qualidade de vida da população.
Esta ação integra-se numa estratégia mais ampla de desenvolvimento sustentável, onde a preservação dos recursos naturais e a adaptação às alterações climáticas são prioridades assumidas para construir um futuro mais seguro, equilibrado e preparado para os desafios ambientais.
Juntos Movemos Oeiras !
06/06/2025
