oeiras move tec lab

Dynamic Parking é o grande vencedor da 1.ª edição do Oeiras Move Tec Lab

O programa de aceleração de empresas do Oeiras Move Tec Lab, programa promovido pela Parques Tejo em articulação com o Município de Oeiras, chegou hoje ao fim com a distinção do projeto Dynamic Parking como vencedor desta primeira edição. A aplicação promove a partilha de lugares de estacionamento entre privados e/ou empresas, com retorno financeiro para os locatários, com a segurança e garantia de um intermediário tecnológico confiável. Com este prémio, a equipa vai implementar um projeto-piloto no território de Oeiras e beneficiar de 1 ano de utilização gratuita da Incubadora Oeiras Move Tec Lab.

O 2.º prémio foi atribuído ao projeto Mobev, que desenvolve e instala infraestruturas de carregamento para veículos elétricos, otimizando recursos e promovendo a eficiência energética em frotas de empresas e entidades públicas. O 3.º prémio distinguiu o projeto Sólido, solução que transforma o processo de reciclagem de óleo alimentar usado através da sua solidificação em casa, facilitando a reciclagem e reduzindo custos de recolha para os municípios. Estes projetos receberão, respetivamente, 1 ano e 6 meses de incubação no ecossistema Parques Tejo.

Os restantes finalistas – 360 Vision, LowLow e Tropical BeerBike – demonstraram igualmente propostas consistentes para uma mobilidade mais inteligente, sustentável e centrada no cidadão.

Oeiras Move Tec Lab

“Todos os projetos participantes são vencedores. Demonstraram um grande potencial de futuro e têm até capacidade para colaborarem entre si, gerando soluções integradas e transformadoras para o território. Queremos trabalhar em conjunto com estes empreendedores para colocar as soluções que apresentam no mercado,” afirmou Mara Ribeiro Duarte, Administradora da Parques Tejo. “Em 2026, estaremos seguramente de volta com a segunda edição do Oeiras Move Tec Lab, para incentivar mais projetos inovadores.”

A sessão integrou ainda uma talk de Carolina Almeida Cruz, CEO da C-More Sustainability, sobre “Cidades Inteligentes e Humanas: o futuro da mobilidade sustentável”, uma palestra sobre a própria experiência de empreendedorismo na área tecnológica, que incidiu sobretudo na importância dos dados, do financiamento e da escalabilidade, para erguer um negócio.

Um programa para acelerar o futuro da mobilidade

A formação intensiva, iniciada em setembro, combinou temas como Sustentabilidade na Mobilidade e no Ambiente, Transformação Digital, Inovação & Conectividade e ferramentas de desenvolvimento de negócios, ministrados por docentes de instituições como FCUL, Nova-FCT, IST e CEiiA.

oeiras move tec lab demo day

 

Com o encerramento desta primeira edição, inicia-se agora a fase mais decisiva para as startups distinguidas: a transição das ideias para soluções reais no terreno. O projeto vencedor Dynamic Parking avançará para a implementação de um projeto-piloto em Oeiras, em articulação com a Parques Tejo e o Município, permitindo validar o modelo de partilha de estacionamento em contexto urbano. Por sua vez, Mobev e Sólido irão integrar o ecossistema de incubação da Parques Tejo durante 1 ano e 6 meses, beneficiando de mentoria, apoio em captação de investimento e proximidade com potenciais utilizadores e parceiros estratégicos. O acompanhamento contínuo das restantes equipas finalistas – 360 Vision, LowLow e Tropical BeerBike – garante que todas as soluções com potencial possam vir a ser testadas e, no futuro, contribuir para a mobilidade sustentável do concelho.

Acelera a Tua Ideia, Transforma o Futuro.

Juntos Movemos Oeiras!

07/11/2025

Partilhe este artigo!