Dia Mundial da Bicicleta 2023

É no dia 3 de junho que as Nações Unidas assinalam, desde 2018, o Dia Mundial da Bicicleta, uma efeméride destinada a assinalar os benefícios deste meio de transporte tanto ao nível do bem-estar físico e social como dos seus impactos no meio ambiente.

É inequívoco o contributo dos meios cicláveis de mobilidade na mudança da forma como nos deslocamos dentro das áreas urbanas. As bicicletas são um instrumento essencial para conseguir uma diminuição das emissões de gases com efeitos de estufa e poluição atmosférica e sonora associadas ao sistema de transportes.

Mas, mais do que isso, as deslocações em bicicleta promovem uma maior atividade física, contribuindo para aquelas que são as recomendações da Organização Mundial e Saúde na prevenção de doenças cardiovasculares, bem como na saúde mental.

Refira-se ainda que as deslocações em bicicleta são também caracterizadas por um conjunto de vantagens económicas, dado os seus custos serem substancialmente inferiores aos do automóvel.

Em Oeiras, a promoção dos meios suaves de mobilidade é uma das prioridades de intervenção, com a qual a Parques Tejo está plenamente comprometida. Se em novembro de 2022 se iniciaram os serviços de mobilidade suave partilhada dockless, será neste verão que lançaremos a rede municipal de bikesharing, disponibilizando uma nova solução de mobilidade sustentável.

A este projeto associa-se a estratégia municipal de construção, nos próximos anos, de cerca de 50 novos quilómetros de ciclovias, sempre que possível segregadas do trânsito automóvel, possibilitando a todos deslocações confortáveis e seguras em bicicleta.

Adira a uma mobilidade mais sustentável, com o uso de bicicletas e outros meios de mobilidade suave.

Juntos movemos Oeiras!

03/06/2023

Partilhe este artigo!