
COP Oeiras Valley 2025
O auditório do TagusPark em Oeiras, recebeu nos dias 23 e 24 de outubro a segunda edição da COP Oeiras Valley.
A Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a United Nations Association – UNA Portugal, organizaram a COP Oeiras Valley 2025, uma simulação da Conferência das Partes (COP), que contou com a participação de mais de 150 jovens, que organizados em delegações e inspirados pelos valores de diplomacia e multilateralismo, representaram os interesses dos diferentes Estados-membros das Nações Unidas (UN).
Ao longo de várias semanas, estudantes das escolas secundárias do Município de Oeiras foram desafiados a representar diversos países, para debater o tema “O Papel da Energia no Clima”. De forma a apoiar a preparação dos jovens para a simulação, foram realizadas sessões de esclarecimento e um workshop conduzidos pela UNA Portugal e pela Câmara Municipal de Oeiras.
A abertura do evento contou com as intervenções de Francisco Rocha Gonçalves, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Filipa Laborinho, Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, e Pedro Krupenski, vogal da direção da United Nations Association – UNA Portugal, como também marcaram presença várias Embaixadas dos países representados pelos estudantes.
Concluída a abertura do evento, a Presidente da Mesa da Assembleia, a estudante Madalena Abrão, deu início à sessão de abertura, e em seguida as delegações puderam apresentar o seu discurso inicial. Posteriormente, aprovada a Agenda dos Trabalhos, as delegações presentes discutiram diferentes temáticas relacionadas com o tema de simulação, nomeadamente: apoio ao desenvolvimento de energias renováveis, pobreza e eficiência energética, consumo energético e impacto ambiental.
O primeiro dia contou com sessões paralelas de trabalhos e o encerramento teve a intervenção do Professor Eduardo Correia, CEO do TagusPark, que enalteceu o valor destas experiências para os jovens e o seu posicionamento no mundo global.
O segundo dia terminou com a adoção de uma Resolução, refletindo o esforço entre as partes para alcançar compromissos comuns.
Terminada a simulação, foram atribuídos prémios às delegações através dos patrocinadores e apoiantes desta iniciativa, com destaque para a delegação do Canadá que recebeu o Prémio da Parques Tejo “Melhor Solução de Mobilidade”, refletindo os seus contributos para a mobilidade e sustentabilidade dos transportes na redação da resolução.
O evento contou com a presença e intervenção de Sherri Aldis, Diretora do Centro Regional de Informação Ocidental das Nações Unidas – UNRIC, ao qual Portugal pertence, que sublinhou que o dia 24 de outubro, dia das Nações Unidas, estava ser vivido na sua plenitude, enaltecendo o papel da ONU nestes 80 anos de luta pela Paz e por um mundo melhor.
O encerramento ficou a cargo de Mário Parra da Silva, Secretário-Geral da United Nations Association – UNA Portugal e de Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, que destacaram a importância desta iniciativa.
A COP Oeiras Valley 2025 reforçou o compromisso da Câmara Municipal de Oeiras em aproximar os jovens das Nações Unidas, destacando a importância de dar voz às gerações futuras e de promover o seu envolvimento ativo na construção de um futuro mais sustentável, democrático, tendo como pilar a inovação e o diálogo multilateral.
Juntos movemos Oeiras!
