bike bus porto salvo 14 de janeiro

Primeiro Bike Bus Summit em Portugal. Oeiras apresenta resultados

Portugal recebe, pela primeira vez, o Bike Bus Summit, a cimeira internacional de referência dedicada aos comboios de bicicleta – uma forma sustentável e segura de percorrer os percursos de casa até à escola. Após edições em Barcelona, Frankfurt e Worcester, o evento chega a Lisboa nos dias 29 e 30 de abril, contando com a participação ativa do Município de Oeiras e da Parques Tejo, que apresentarão os resultados transformadores do programa Oeiras Move Escolas.

A participação de Oeiras no Bike Bus Summit destaca o concelho como um dos líderes na implementação de soluções de mobilidade escolar ativa. Com o início da operação em junho de 2025, Oeiras tem hoje 21 linhas de Bike Bus e Pedi Bus ativas. O projeto da Parques Tejo, realizado em parceria com a Bicicultura, já alcançou marcos impressionantes: mais de 979 passageiros transportados, 162 litros de combustível poupados pelas famílias e uma redução direta da emissão de gases de efeito estufa na ordem dos 564 kg CO2 equivalente.

No dia 30 de abril, a Parques Tejo vai participar nos debates institucionais, partilhando como a estratégia de mobilidade sustentável de Oeiras está a conseguir converter trajetos escolares em atos de cidadania ambiental e saúde pública.

Passeio de Ligação Lisboa-Algés

Um dos momentos altos da programação será a vertente prática de imersão na mobilidade urbana. O Bike Bus Summit não ficará confinado às salas de conferência: está previsto um passeio comemorativo de 18 km que ligará Lisboa a Oeiras, culminando no Quiosque de Mobilidade de Algés, entre as 16h00 e as 18h00.

Este percurso simboliza a continuidade e a intermodalidade das políticas de transporte ativo na Área Metropolitana, destacando o Quiosque de Algés como um ponto estratégico de incentivo à mobilidade suave no Concelho de Oeiras e na AML.

Um Movimento Global com Impacto Local

O Bike Bus Summit reúne figuras de renome mundial, como Sam Balto (EUA) e Adam Tranter (Reino Unido), para discutir como estes comboios de criança sem bicicleta podem transformar a forma como vivemos a cidade, as deslocações de curta distância e a própria paisagem urbana. Em Oeiras, o potencial é muito significativo: se os 19.633 alunos do concelho aderissem à mobilidade ativa, seria possível evitar a emissão de 40 toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao trabalho de uma floresta com 2.000 árvores.

“A sustentabilidade constrói-se todos os dias em cada linha de Bike e Pedi Bus. Participar no Bike Bus Summit permite-nos consolidar Oeiras no mapa internacional das cidades que priorizam a sustentabilidade, preparando o futuro através das crianças e assim contribuindo para um completo ecossistema de mobilidade que trabalha no presente e prepara o futuro” refere Mara Duarte, Presidente da Parques Tejo.

Informações sobre o Evento:

  • 29 de abril: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)
  • 30 de abril: Museu do Design (MUDE), Passeio de Bicicleta e Encerramento no Quiosque de Mobilidade de Algés (Oeiras).
  • Organização: Bicicultura, com apoio da C.M. Lisboa, Município de Oeiras, Parques Tejo e Shimano Europe.

Juntos Movemos Oeiras

28/06/2026

Partilhe este artigo!