Isaltino Morais destaca projetos de transporte público em entrevista
Na edição do Diário de Notícias do passado domingo, 15 de setembro, uma das peças em destaque foi a entrevista concedida pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, dedicada em exclusivo ao tema da mobilidade.
Num tom assertivo, Isaltino Morais destacou que “Temos [em Oeiras] uma grande pressão de pessoas e carros vindos de outros municípios, quase 30% de Lisboa”, pelo que é urgente investir, de forma estruturada, em eixos de transporte em sítio próprio destinados a concretizar as ligações entre municípios.
De entre esses projetos, o Presidente Isaltino Morais destacou o LIOS – Linha Intermodal Ocidental Sustentável, destinado a criar ligações mais eficientes de Algés, Miraflores, Linda-a-Velha e Carnaxide até à cidade de Lisboa; e também o SATUO, essencial para ligar as linhas de caminho de ferro de Cascais e de Sintra, servindo também os principais parques empresariais do concelho – Quinta da Fonte, Lagoas Park e Taguspark.
Além de reforçar o potencial transformador destes projetos, Isaltino Morais destacou ser necessária maior celeridade nos processos de decisão, nomeadamente na definição da solução tecnológica a aplicar ao LIOS, não existindo ainda uma escolha final sobre se será adotada a solução de elétrico rápido ou de BRT.
Como sublinhado pelo autarca de Oeiras “com esta indefinição, o acesso aos fundos do PRR pode estar em risco, se não se abrir o concurso para a obra já no próximo ano”, sendo que, na sua perspetiva, “era altura de o Governo fazer um levantamento dos projetos em curso, em obra e dos que ainda podem entrar”.
Numa nota final, Isaltino Morais sublinhou o caráter diferenciador do concelho, ao afirmar convictamente, a propósito do SATUO, que “Toda a gente conhece o projeto. O Governo fica a saber que a Câmara de Oeiras e Sintra têm capacidade para abrir concurso de imediato”.
Leia a entrevista na íntegra no website do Diário de Notícias (acesso gratuito).
Juntos movemos Oeiras!
16/09/2024