Fiscal por um Dia
A iniciativa “Fiscal por Um Dia” é uma das ações mais criativas e impactantes do projeto Oeiras Move Escola da Parques Tejo, transformando crianças e jovens em agentes de sensibilização rodoviária e cívica.
Longe de ser uma tarefa punitiva, a missão dos jovens “fiscais” é puramente educativa.
Missão e Atuação no Terreno
Vestidos a rigor com coletes e crachás oficiais da Parques Tejo, as crianças/jovens juntam-se aos fiscais adultos para patrulhar as imediações das escolas. O objetivo é duplo:
- Identificar infrações críticas: observar e identificar viaturas estacionadas em locais que comprometem a segurança e a fluidez do trânsito — designadamente, sobre passadeiras, em zonas de paragem de autocarro ou em lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida. Estes são comportamentos que colocam diretamente em risco a vida das crianças.
- Educar de forma lúdica: em vez de emitir multas, as crianças/jovens entregam um aviso educativo. Este documento explica claramente a infração cometida e os riscos de segurança associados.
O Poder da Mensagem Educativa
O cerne da atividade reside na forma como a mensagem é transmitida: os condutores são confrontados com o seu erro através dos olhos de uma criança. Esta abordagem inesperada e lúdica visa estimular uma reflexão profunda, incentivando os pais e outros condutores a adotarem um estacionamento consciente e responsável e a pensarem conscientemente antes de prejudicarem o espaço público e a segurança dos mais novos.
Ao participarem, as crianças aprendem, desde cedo, a importância vital do cumprimento das regras rodoviárias e sentem que têm um papel ativo e crucial na criação de um ambiente mais seguro para toda a comunidade escolar. A Parques Tejo transforma, assim, a fiscalização num poderoso instrumento de educação cívica.
As inscrições devem ser feitas pelos professores na plataforma Oeiras EDUCA+.
