Cerimónia de lançamento dos serviços de mobilidade suave

No passado dia 9 de novembro entraram em funcionamento os serviços de mobilidade suave, num evento que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Isaltino Morais, da Sra. Vereadora Joana Baptista, titular dos pelouros da Mobilidade e Transportes; dos Presidentes de Junta das freguesias e uniões de freguesias do concelho; bem como de representantes dos operadores – Bolt, Bird e Link – que irão desenvolver atividade em Oeiras.

Na sua intervenção, o Dr. Isaltino Morais realçou que para que medidas como a implementada sejam efetivas, “é necessário que o território esteja preparado para receber os equipamentos, que as pessoas adiram ao projeto e que estejam criadas as condições de segurança para que as pessoas possam circular e não se incomodem umas às outras”. Tal decorre, na sua visão, de um processo de ordenamento do território assente numa visão global, algo seguido em Oeiras há várias décadas, e que contribui para que o Município tenha indicadores de desenvolvimento e coesão social muito superiores às médias nacionais e metropolitanas.

Para o Presidente da Câmara de Oeiras, apenas criando alternativas à utilização do automóvel se consegue uma transformação da mobilidade, algo que exige “mais e melhor oferta de transportes públicos”. Esta é uma opinião partilhada pelo Presidente Executivo da Parques Tejo, Rui Rei, que afirmou que as soluções de mobilidade suave, não resolvendo todos os problemas existentes, possibilitam deslocações mais curtas e rápidas no interior das localidades, sendo por isso peça central de qualquer ecossistema de mobilidade funcional.

Rui Rei reforçou ainda que a circulação em meios suaves exige o cumprimento de regras, pelo que as equipas de fiscalização serão ativas em sensibilizar condutores, ciclistas e peões para que a todos possam conviver de forma harmoniosa no espaço urbano, ideia que foi bem acolhida pelos representantes dos operadores.

Não perca esta pedalada.

Juntos movemos Oeiras!

09/11/2022

Partilhe este artigo!