Dia Mundial da Bicicleta 2024

Desde 2018 que, a 03 de junho, se assinala o Dia Mundial da Bicicleta, consagrado pelas Nações Unidas com o objetivo de enfatizar os múltiplos benefícios associados à sua utilização.

Num mundo em transformação, os meios cicláveis desempenham um papel essencial ao promover formas de mobilidade mais amigas do ambiente, cumprindo com as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Para além dos impactos ambientais, as deslocações em bicicleta incentivam também a maior atividade física, contribuindo para o bem-estar pessoal, prevenção de doenças e inclusão social daqueles que a preferem como modo de transporte.

Em Oeiras, estamos na linha da frente da adoção das boas práticas internacionais, disponibilizando a todos os que residem, trabalham ou visitam no concelho soluções abrangentes de mobilidade suave, tanto através da rede dockless, com os mais de 200 ponto.move existentes; como com a rede municipal de bikesharing, composta por 11 estações e 50 bicicletas elétricas, em torno dos principais eixos cicláveis do concelho:

  • Cinco estações na Ciclovia Empresarial, entre a Estação da CP de Paço de Arcos e o Lagoas Park;
  • Quatro estações na Ciclovia da Medrosa, entre a Estação da CP de Oeiras e a Praia da Torre, bem como a Praia de Santo Amaro;
  • Duas estações entre o Mercado de Algés e o Parque Urbano de Miraflores.

Além da criação de serviços de mobilidade suave, Oeiras tem também em curso os planos de criação de 50 novos quilómetros de ciclovias, na sua maioria segregadas do trânsito automóvel, possibilitando deslocações mais confortáveis e seguras a todos os que se deslocam de bicicleta no concelho.

Não perca a pedalada! Aproveite as nossas soluções de mobilidade suave, e viaje por Oeiras de forma mais saudável e sustentável.

 

Juntos movemos Oeiras!

03/06/2024

Partilhe este artigo!