Presidente da Parques Tejo em debate sobre o futuro da mobilidade elétrica

No dia 18 de abril, o Presidente da Parques Tejo, Rui Rei, participou na Mesa Redonda “Mobilidade elétrica – que futuro?”, que reuniu representantes de vários players do setor numa discussão sobre os desafios a esta forma de mobilidade.

O debate, moderado pela jornalista Joana Petiz, constituiu a sessão de encerramento da 3ª edição do E-curso sobre o Regime Jurídico da Mobilidade Elétrica, organizado pela NOVA School of Law, em parceira com a sociedade de advogados Pérez-Llorca.

Ao longo da discussão, os finalistas do E-curso ouviram as perspetivas dos oradores sobre os desafios que as novas normas europeias colocam ao fornecimento e distribuição de energia. Neste âmbito, a mesa redonda contou com as participações de Luís Barroso, CEO da Mobi.E; de João Filipe Nunes, Customer Service Director na E-Redes e de Pedro Gouveia, Partner Manager na Daloop.

Além desse aspeto central, foram também abordadas as mais-valias decorrentes das soluções digitais e de data analysis; e da forma como o mercado deve servir os utilizadores, nomeadamente ao nível da simplificação dos pagamentos. A esse respeito, o debate contou com as intervenções de Miguel Gaspar, responsável por Inovação e Business Development da SIBS; e de Marcus Torres, Head of Country em Portugal da Charge Guru.

A vertente das políticas públicas foi abordada por Rui Rei, que destacou que as mesmas devem fomentar a transição energética, com uma aposta sustentada em tornar o carregamento de veículos elétricos simples e acessível para o utilizador.

Oeiras representa um papel de vanguarda, tendo sido distinguida como a 5ª área urbana europeia com maior densidade de postos de carregamento, sendo que a estratégia do Município prevê um aumento substancial do número de carregadores, a par da criação de funcionalidades, integradas na app Oeiras Move, no sentido de disponibilizar tarifas mais reduzidas nos carregamentos dos nossos munícipes.

Do mesmo modo, também a Parques Tejo abraçou a mudança, com uma ambiciosa renovação da sua frota empresarial para uma maioria de viaturas 100% elétricas, traduzindo o nosso esforço para uma diminuição substancial das emissões de CO2 associadas à nossa atividade.

Juntos movemos Oeiras! 

19/04/2024 

Partilhe este artigo!