Oeiras recebe projeto para instalação de vertiportos

O Município de Oeiras foi escolhido pelo consórcio Magellan 500 para desenvolver um novo projeto de Mobilidade Elétrica Aérea, que pretende instalar vertiportos para base de aeronaves eVTOL – veículos elétricos com descolagem vertical.

O acordo entre as partes, que será formalizado no dia 31 de maio, às 11h, no Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, prevê o desenvolvimento das ações necessárias e adequadas ao estudo, projeção, criação e implementação de infraestruturas para a nova mobilidade aérea elétrica em Oeiras, nomeadamente infraestruturas para descolagem e aterragem vertical, bem como para operação de aeronaves.

Num período de grande evolução, Oeiras quer assumir-se como uma referência na inovação tecnológica, adotando novas tecnologias que contribuam para uma mobilidade mais sustentável. Para os próximos anos prevê-se o aparecimento de novas soluções de mobilidade vertical elétrica com base em aeronaves eVTOL (Electric Vertical Take-Off and Landing – Descolagem e Aterragem Vertical Elétrica) que deverão combinar a eficiência na utilização dos espaços de aterragem, os Vertiportos; a sustentabilidade energética; o funcionamento silencioso; e a rapidez das deslocações, geralmente acima dos 250 km/hora.

Esta solução integra o projeto Magellan 500, que tem o Grupo Barraqueiro como um dos seus promotores, e o qual envolve a futura construção de um aeroporto em Santarém, pelo que se pretende desenvolver desde já os vertiportos que servirão, inicialmente, para garantir um rápido acesso entre Oeiras e esse local; pretendendo-se que este serviço possa via a funcionar em rede com outros vertiportos no território nacional.

Já para o Município de Oeiras este acordo simboliza um novo passo na atração de novas soluções de mobilidade elétrica, numa estratégia global que integra sustentabilidade e inovação tecnológica.

Juntos movemos Oeiras!

Fonte: Município de Oeiras

26/05/2023

Partilhe este artigo!