
Oeiras promoveu conferência sobre gratuitidade nos transportes públicos
No dia de ontem, o Município de Oeiras, através da Parques Tejo, e em parceria com as revistas Eurotransporte e e-Mobilidade+, realizou, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, uma Conferência sobre a forma como as políticas públicas de gratuitidade de transportes públicos se assumem como promotoras do acesso dos cidadãos a meios de transporte mais sustentáveis, em condições de equidade.
Na intervenção de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, destacou que as políticas relativas ao sistema de transportes públicos, inclusive a sua possível gratuitidade, são importantes nas dimensões da qualidade de vida dos cidadãos, decorrentes dos seus impactos sociais, económicos e ambientais.
Neste sentido, o autarca de Oeiras exortou a que as políticas de transportes sejam, crescentemente, objeto de coordenação, garantindo a sua estabilidade e duração no tempo, ao invés de ficarem condicionadas às diferentes estratégias e recursos municipais.
Já Rui Rei, Presidente da Parques Tejo, reiterou a importância do tema, destacando os investimentos que Oeiras está a realizar nas várias dimensões do ecossistema de mobilidade, considerando que é essencial “discutir o preço, a tarifa, e a forma como se financiam os transportes públicos”.
Ao longo da sessão – que contou com uma apresentação do Professor João Figueira de Sousa, enquanto keynote speaker, que versou sobre uma clarificação conceptual da gratuitidade dos transportes públicos – realizaram-se vários painéis e mesas redondas, contando com a participação de cerca de 20 oradores convidados, entre eles representantes de autarquias locais, da academia, de várias empresas do setor da mobilidade, e das entidades reguladoras do setor.
A esse nível, destaque-se a presença da Vereadora Joana Baptista enquanto moderadora da mesa redonda “O impacto do transporte público gratuito na mobilidade urbana”; e da participação de Rui Rei, enquanto orador, no painel dedicado ao “Impacto ambiental e social da gratuitidade”.
Ao longo da próxima semana, serão publicados artigos a apresentar, de forma mais detalhada, as conclusões emergentes de cada um dos painéis de discussão, com a partilha dos valiosos pontos de vista dos oradores convidados não só sobre a questão da gratuitidade, mas também sobre outras questões mais amplas dos desafios presentes e futuros dos serviços de transportes públicos.
Juntos movemos Oeiras!
14/03/2024