
Mobilidade Suave com elevados níveis de utilização
Foi no passado dia 9 de novembro que se iniciaram, em Oeiras, os serviços de partilha de trotinetes e bicicletas elétricas dockless. Estes são uma relevante aposta da Parques Tejo e do Município na adoção de formas de mobilidade suave, mais sustentáveis e benéficas para a saúde e bem-estar dos seus utilizadores.
Ao fim de uma semana em funcionamento, é-nos já possível recolher alguns dados sobre a utilização destes veículos no nosso concelho, que partilhamos com todos. Assim, entre o dia de lançamento dos serviços e dia 15 de novembro, registou-se um total de 3112 viagens iniciadas em Oeiras em trotinetes e bicicletas a elétricas, com um total agregado de 4892 quilómetros percorridos por estes equipamentos, em 453 horas de viagem.
Estes dados representam uma média de 1,57 km percorridos em cada uma das viagens, mostrando a utilidade deste meio de transporte para aquela que habitualmente se designa por last mile, isto é, a curta distância que medeia entre um transporte público, ou um parque de estacionamento dissuasor, e o local de destino final. Também os tempos médios de viagem, entre os 10 e os 15 minutos, mostram a relevância da mobilidade suave para se percorrerem distâncias curtas no interior das cidades, denotando a necessidade de se conseguir uma efetiva capilaridade do serviço no território, algo que acautelámos através da distribuição dos nossos ponto.move.
Estes dados resultam já em impactos ambientais significativos, visto que a utilização das trotinetes e bicicletas partilhadas em substituição do automóvel particular permitiu travar a emissão de cerca de 466 kg de CO2, resultando numa média de 0,15kg de CO2 evitados por cada quilómetro percorrido.
Estes dados são apenas o início da implementação de uma nova geração de soluções de mobilidade, rumo a um concelho mais sustentável.
Juntos movemos Oeiras!
21/11/2022