2023: um ano de transformação na Parques Tejo
O ano de 2023, que agora termina, fica marcado pela transformação que a Parques Tejo trouxe ao ecossistema de mobilidade do concelho de Oeiras. Uma mudança construída com base no trabalho e dedicação de todos os nossos colegas, e que nos permitiram alcançar um nível de serviço aos munícipes nunca antes alcançado.
No estacionamento, ampliámos a oferta de lugares, seguindo a estratégia visionária do Município, ao inaugurar cinco novos parques, começando com o Parque dos Navegantes, em janeiro; e que se replicou com a inauguração dos Parques Avenida, dos Lusíadas, 7 de Junho, e com o Parque do Passeio Marítimo de Algés.
São 1100 novos lugares da meta fixada de 2800, a qual estamos a cumprir, porque assumimos todos os desafios por inteiro.
Também não esquecemos a sustentabilidade ambiental. Ao longo de 2023, renovámos a nossa frota automóvel, que é agora constituída por uma maioria de viaturas 100% elétricas; ao mesmo tempo que apostamos em serviços de mobilidade suave.
Prosseguimos com a articulação com os operadores privados do sistema dockless, permitindo o acesso dos nossos munícipes a esta forma de mobilidade, de forma segura e ordenada. E os oeirenses responderam ao desafio, com perto de 120 mil viagens iniciadas nas bicicletas e trotinetas partilhadas sem doca do concelho.
Já no mês de setembro, abrimos mais espaço à mudança, com o arranque da rede municipal de bikesharing, composta por 11 estações ao longo de eixos cicláveis estruturantes do nosso concelho, e na qual se registaram, até à data, mais de 350 viagens, num número que aumenta diariamente.
A mudança faz parte do ADN de Oeiras, pelo que apostámos na criação de serviços disruptivos, como é o caso do “Oeiras Vai e Volta”, um projeto-piloto para um transporte de curta distância entre o Parque dos Navegantes e o centro histórico de Paço de Arcos, servindo o comércio local e a restauração.
Em toda a mudança, a tecnologia é a nossa principal aliada. E assim, disponibilizámos a nossa app Oeiras Move, uma forma inovadora de aceder aos serviços de mobilidade existentes no concelho, e que possui já 2050 utilizadores registados.
Atualmente, a nossa app permite o pagamento das tarifas associadas ao estacionamento na via pública e o acesso à rede municipal de bikesharing. Mas queremos mais, pelo que, ao longo de 2024, iremos introduzir novas funcionalidades, direcionadas a permitir a reserva de lugar em parques fechados, o acesso à rede de postos de carregamento elétrico, a integração com as apps dos operadores do sistema dockless, e uma maior facilidade de acesso aos serviços de transportes públicos.
E, com base em todos estes elementos, continuamos a apostar na relação de proximidade com os munícipes e com o comércio local, criando novas soluções que permitam trazer uma nova vida aos nossos centros históricos, como é o caso da nossa campanha promocional no Parque Avenida, para a qual emitimos mais de 1555 tickets ao longo dos dois primeiros meses.
O ano que ora termina foi um ano de transformação e para 2024 queremos manter essa vontade de mudança, num esforço que é de todos.
Juntos movemos Oeiras!
29/12/2023